quarta-feira, 6 de junho de 2018

Fogo nas traseiras da minha casa

Há dias levantei-me pelas cinco da manhã e já a minha mulher estava na cozinha a ver o fogo que lavrava no lado de trás da nossa casa. Os bombeiros acabavam de chegar, o que era um excelente sinal.
Foto: Lucinda.
Em Montreal, o mínimo alerta a incêndio é logo tomado como uma situação de risco elevado, porque as casas são construídas para fazerem face aos invernos rigorosos que se fazem sentir por estes lados.
Além das fundações que são enterradas e por isso não sofrem muito com o frio, os materiais utilizados são em grande parte o ferro, madeira e os restantes isolamentos como a lã de vidro que é excelnte sobre todos os aspectos.
Já o revestimento exterior é em grande parte em tijoleira ou folha de pedra que servem de escudo ao frio e ao vento.
Sendo esta cidade exposta a um clima com dias muito ventosos, estimaram que os bombeiros devem estar no local dentro de dois minutos e meio para retirarem as pessoas e apagarem os incêndios, ou pelo menos evitarem a sua propagação aos edifícios vizinhos, pelo que a cidade está polvilhada de pequenos quarteis de bombeiros.

No caso do incêndio de trás da nossa casa, depois de extinto barricaram a entrada e janelas da cozinha para evitarem que certos indesejáveis possam utilizar o local, como se pode ver na foto abaixo.
Foto: Lucinda.
Agora é ao proprietário de proceder à limpeza do terreno exterior.
Com o passar do tempo um lindo dia de sol nascia, como a convidar os habitantes a dar vida à cidade.
Foto: Lucinda.

Sem comentários: