domingo, 11 de abril de 2010

Capacidade artística

O Quebec vive com um problema de buracos nas ruas e estradas derivado a tempereturas altamente negativas, com diferenças acentuadas em curto espaço de tempo: sol, neve e gêlo. Derivado à neve e ao gêlo todos os invernos aparecem nas ruas cerca de duas mil máquinas pesadas em Montreal, sendo um grande número compostas de lâminas que raspam o alcatrão e muitas vezes criam-lhe fissuras. Sempre que as temperaturas sobem um pouco, ou o sol a bater directamente na neve e no gêlo, a água infiltra-se nessas ranhuras e logo que a temperatura volta a descer, congela; expande-se e faz o alcatrão abrir. Este problema apareceu logo a seguir a uma tempestade de "verglas" (geada) em 1998 após a passagem das máquinas, em que caíram cinquenta centímetros de gêlo. Na altura foi um problema com os ramos e árvores caídas, pois só árvores perderam um milhão nesta cidade: fios de baixa, alta tensão caídos e partidos, postes de eléctricidade de madeira e ferro partidos, rua e estradas intransitáveis, falta de luz e de aquecimento com problemas para hospitais, meios de urgência e salvamente. Logo na altura, ficou-se com a noção que refazer o pavimento das ruas iria levar vários anos.


Limpeza da neve das ruas


Gêlo que se formou nas ruas"


Só que depois começou-se a notar que ao longo dos anos havia muito mais árvores que vieram a secar derivado ao que tinham passado; as estradas e ruas com os invernos a seguir, não permitiram a sua recuperação total.


Limpeza da neve das ruas



Limpeza dos passeios

Assim o governo do Quebec e as Cãmaras, pensam gastar uns biliões de dólares canadianos nos próximo dez a quinze anos nas estradas e ruas, para recuperar a situação de forma definitiva. Até lá, sempre que um inverno passe, temos que viver com os buracos se bem que há sempre pessoal e máquinas a tentar tapá-los. Se uma pessoa enviar um email com a localização de um buraco nas ruas de Montreal para a cãmara ou para o principal clube de automóvel da América do Norte "CAA", de preferência com as dimensões, dentro de quarenta e oito horas o buraco é tapado mas de facto é sempre um remendo. A zona turística, está aceitável.

Este problema foi um assunto que até esta data foi quase do conhecimento local, dos turistas que por aqui têm passado e que têm dado voltas fora da baixa. Só que dois fotógrafos daqui resolveram fotografar os buracos deixados pelo inverno e transformá-los em obras cómico/artísticas, que expuseram em Nova Yorque e foi publicado no "Magazine Insolite" em 23 janvier 2010 par Tonton.

O resultado foi o seguinte:






Lavadeira


Se desejar mais informações, basta clicar no endereço web seguinte:
http://www.paperblog.fr/2748325/l-art-et-les-nids-de-poule/

Sem comentários: