sábado, 10 de abril de 2010

Estacionamento para mulheres!!!!!

Boa vontade ou machismo? À descrição de cada um.

Estacionamento para mulheres... e se virar moda?
Liliana Coelho (sapato nº 37) (www.expresso.pt)

8:45 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Na capital da Coreia do Sul levam à letra o ditado "mulheres a conduzir é para fugir" e há estacionamento exclusivo para elas. Seremos azelhas ou é preconceito? Com vídeo

Há notícias do Oriente que me deixam de olhos em bico. Sabem da última? Na China foi inaugurado um centro comercial com estacionamento exclusivo para mulheres ao lado das vagas para deficientes. Os lugares são pintados de cor-de-rosa, têm mais um metro de largura e contam também com mais iluminação, segundo a revista "Time".
A ideia nasceu em Seul. Desde 2007 que a capital da Coreia do Sul tem criado vagas de estacionamento para os saltos altos. Hoje são quase 10 mil lugares exclusivos. Aliás, esta medida integra o projecto "Mulheres Felizes, Seul Feliz", que visa criar a primeira cidade amiga do sexo feminino.
Gentileza ou machismo, pergunto eu? Não será esta mais uma medida sexista? Quando falamos de igualdade de género, não estamos assim a cultivar estereótipos? Seremos más condutoras ou um desastre a estacionar? Pelo menos as estatísticas dizem que não. Se pensa que as mulheres são perigosas ao volante, desengane-se. Segundo um estudo da Universidade de Columbia, as mulheres têm menos acidentes que os homens e aliás são eles que provocam 80% dos desastres potencialmente mortais. Quanto ao estacionamento, cada caso é um caso, mas por norma se fazemos mais manobras é porque somos mais complicadas, mas também mais precavidas. Queremos manter a distância de segurança, só por prevenção.

Sem comentários: