sábado, 3 de julho de 2010

Festas Nacionais

Este ano tinha pensado ir às festas nacionais do Quebec e do Canada. Aconteceu que no dia do Quebec, também dia de São João, estava previsto chuver e fiquei em casa. Foi pena porque se trata de uma grande festa popular. Já na do Canada, que teve lugar no primeiro dia deste mês, como não foi previsto chuva, dei lá uma saltada. Como a grande festa se desenrola sempre em Otawa, capital nacional, sabia que ia ver um acontecimento de dimensões mais pequenas. Este ano em Otawa até teve a presença da rainha do Canada com todo o aparato do respectivo desfile militar, com a habitual passagem de aviões das Forças Canadianas e um grande espetáculo com artistas das diferentes províncias nacionais. Em Montreal, de acordo com o programa, houve um cortejo aonde estavam presentes diferentes organizações, regiões e países que com os seus trajos diversificados, foram uma agradável surpresa. Depois houve o corte de um bolo enorme com o desenho da bandeira do Canada para quem quisesse comer, seguido de espectáculos e dança, tudo no Velho Porto. Só o aparecimento inesperado da chuva com muito vento, me fez retirar para a baixa da cidade pois aí há grandes espaços cobertos aonde me pude recolher o tempo necessário. Isto não esquecendo o festival de Jazz.

Do cortejo, tirei umas fotografias aos trajos que me chamaram mais a atenção e ao seu fecho, pois foi feito com rapidez e perfeição.

(Para obter tamanho maior,
clicar sobre a foto desejada.)



Montreal Piping
& Rumming School.
Karnak
Hopitaux Shrinhers Hospital
Para crianças.
Quebec Goan Association – Goa – India.
Uma Academia de
Dansa Irlandesa.
As princesas.
Estes nunca faltam.
Não sei quem passa a inspecção.
India
Escola de dança
Magd’s Stars.
Hungria
Comunidade Indonésia
de Montreal
Ucrania

Les éclairs – Québec.

Panama
Filipinas

Comunidade Chinesa
Com as chinezinhas que praticam o "sabre" é que eu não me metia. Aquilo faz cá um estardalhaço...

Proibidos na China, aqui vivem livremente.

Fecho do cortejo própriamente dito pela polícia em bicicleta.

Arsenal de limpeza imediatamente a seguir ao cortejo.

Preparação para a abertura das ruas. Limpeza dos passeios vendo-se ao meio uma carrinha toda eléctrica fabricada no Quebec.
Abertura oficial das ruas aonde o cortejo já passou.

2 comentários:

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Bonita reportagem
Um abraço e bijinhos para as tuas meninas
Rafael

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Benvindo.
As minhas jóias agradecem.
Um abraço,
Chico