segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec.

Montreal possui uma rede de quarenta e cinco bibliotecas públicas distribuídas estratégicamente pelo seu território, além da descrita no título. É no entanto a biblioteca acima referida, mais conhecida pela "Grande Biblioteca", a mais concorrida de todas se bem que seja a mais nova pois tem cinco anos. Aí se podem passar excelentes horas de leitura quer sejam crianças, adultos, assim como uma secção para profissionais poderem passar horas afastados do movimento diário. Permite a utilização de salas de reuniões assim como espaços para exposições, além de poder-se assistir a inúmeras conferências dos mais diversos assuntos. Tem espaços para jovens, logiteca, laboratório de línguas, etc*. Multi-funcional, apresenta-se dentro do campo de uma biblioteca moderna. As bibliotecas no Quebec têm uma função didática extraordinária nos estudos da juventude, pois logo na primária os miúdos começam a ser levados uma vez por semana à biblioteca mais próxima. É no secundário que começam a ter que fazer dissertações sobre assuntos impostos, que os levam a passar longas horas nas bibliotecas depois das aulas, pelo que vêm a ser muito práticos. Há miúdos que derivado ao gosto pela leitura cedo adquirido, são autênticos ratinhos de biblioteca pela vida fora.

Ontem passei na Grande Biblioteca pelas dez horas da manhã com uma tempertura de 8C e resolvi fazer umas fotografias que nos mostram que mesmo domingo, o exterior não tinha espaços livres para carros nem bicicletas. Interiormente possui lugares para quatrocentos carrros assim como um parque exterior atrás para uma centena de bicicletas, que está quase sempre cheio até que venha a neve.



*Para os interessados em conhecerem os diversos serviços, aqui fica o endereço email: Montreal - Grande Biblioteca - Serviços.

Sem comentários: