quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros de San-José no Chile.

Teve ontem lugar um dos acontecimentos mais mediatizados em todo o mundo: o resgate dos mineiros de uma mina em San José. Se incialmente a expetativa era grande, depois foi o seguir do desenrolar de uma operação que ia de sucesso em sucesso. Quando o último socorrista partiu, aquele que fechou a "tasca", o mundo acalmou-se e hoje parece que tudo já se passou há algum tempo.

Em todos casos deste tipo, aonde por vezes as pessoas aprendem a viver com o inusitado, acontecem pequenos casos aonde uns mais alegres que outros mas que se vão lembrando.

Dentro dos que me pude aperceber, aqui ficam alguns:

Haviam trinta e quatro mineiros na mina desde o princípio e não trinta e três como foi referido no mundo inteiro. Houve mesmo um mineiro que fez descer trinta e três Bíblias para que todos pudessem falar com Aquele que ninguém viu.

Havia um mineiro que não deveria estar com muito à-vontade para sair da cápsula quando chegou ao cimo: a mulher tinha descoberto que ele tinha uma amante.

Os mineiros mesmo a setecentos metros de profundidade, impuseram que as famílias os aguardassem a saída. Não aceitaram que fossem postos logos na maca e enviados imediatamente para o local de exames.

A segunda exigência foi que se pudessem barbear antes de partir, para abraçarem as famílias.

Houve um mineiro que escreveu um diário do que se passou desde o princípio do acontecimento. Quando aparecer o filme, ele ficará milionário.

Outro mineiro corria alguns kilómetros por dia, para manter a forma.

Dois enamorados pediram as namoradas em casamento.

O mais jovem mineiro deste grupo, tinha dezasseis anos e vai chegar atrazado às aulas, pois emprega-se nas minas só no tempo de férias.

O chineses que todos os anos têm um número de mortes muito elevado nas minas, tinham especialistas no local para tomarem conhecimento do trabalho feito e do decorrer do resgate dos mineiros.

Todos os mineiros calçaram meias elásticas antes da subida, na previsão de puder ser necessário uma subida mais rápida e o sangue começasse a descer da cabeça.

Todos os mineiros uzaram uns óculos que foram fabricados especialmente para o momento do resgate e que devem usar durante quarenta e oito horas depois da chagada ao exterior. A fábrica que teve a felicidade de os fabricar, está a receber encomendas enormes de todo o mundo.

Derivado à boa forma com que se apresentaram à chegada, o que foi um bom trabalho do governo chiliano, três regressarão hoje a casa.

A rapidez da execução de cada resgate, deveu-se a terem levado em conta a estética visual. No local estavam preparadas as Fénix 1, 2 e 3. Todas as experiências foram feitas com a Fenix 1 e tinham decorrido vagarosas mas bem. Em virtde da presença televisiva sobre o local, tomaram a decisão de enviarem a Felix 2 para trazer os mineiros, pois era a que estava melhor pintada. Por coincidência também era mais estreita do que Felix 1 e por isso a velocidade de execução aumentou.

Um especialista em minas do Canada ao ser entrevistado sobre a possiblidade de um caso idêntico poder acontecer neste país, disse que não se pode pôr de parte uma situação pareceida mas que é menos provável, pois que cada mina canadiana tem uma saída de socorro obrigatória mas que muitas, até têm duas.

A galeria mais profunda de todas as minas canadianas, está a três kilómetros de profundidade.

Na África do Sul, há uma mina de ouro chamada Tau-Tona que segundo a Wikipédia, chega a 3,9 kilómetros de profundidade.

Sem comentários: