quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Halloween

O Haloween, uma festa pagã, é festejado anualmente na noite de trinta e um de Outubro para 1 de Novembro pelas crianças de vários países, incluindo o Canada. Hoje começa a expandir-se a outros países, incluindo Portugal. Inicialmente uma festa restrita à data acima em que as crianças saíam de casa vestidas com fatos apalhaçados, que faziam rir ou metiam medo e que ainda hoje se mantém.
Com o marketing que já vem de há muitos anos e cada vez mais avançado técnicamente, as pessoas enfeitam os jardins das frentes das casas com bonecos de horror, logo na primeira semana de Outubro.



Além dos bonecos mais diversos como fadas, bruchos(as), mochos, corujas, morcegos, muitos desses jardins têm caixões na frente das casas e na noite de Halloween, há sempre alguém que se mete dentro do caixão aberto, com o corpo coberto de folhas secas das árvores. Quando as crianças passam, a pessoa que está lá dentro levanta os braços, a cabeça ou os pés, fazendo a alegria da miudagem que depois batem à porta e enchem os sacos.

As crianças, no fim da volta que fizeram acompanhados por um ou mais adultos, vão para casa de um dos pais verificarem as ofertas: depois são distribuídas irmãmente entre todos. É a alegria da criançada muito parecida com os nossos bolinhos e bolinhós.

Em roupas e gulozeimas, origina um movimento de milhões de dolares só no Quebec. De notar que o acompanhamente de adultos, muitas vezes os próprios pais, leva a que os miúdos se habituem e a tradição seja mantida.


Sem comentários: