terça-feira, 8 de março de 2011

Tempestade de neve

Faz hoje três anos que estivemos debaixo da maior tempestada de neve de todos os tempos no Quebec.

Como a neve não cai sempre da mesma maneira nem da mesma forma, vou hoje e nos próximos dias recordar alguns dos apectos e dos resultados da queda da neve nesse dia de 8 de Março de 2008, assim como um ou outro de outra data desde que sirvam para esclarecer situações.

Aqui fica um vídeo do You Tube que nos mostra a forma como a neve foi batida pelo vento muito frio nesse dia e muito habitual neste clima, a que os franceses chamam o efeito blizzard. Este vento não só tira a visibilidade como transporta constantemente a neve de um lado para outro, chegando a criar montanhas altas.

De notar que mesmo no meio da tempestade ainda se vê passar um ciclista.




Por coincidência, ontem foi um dia de tempestade de neve e houve sítios aonde nevou entre 70 e 100cms no Quebec. À parte os contratempos que tal situação causou, viu-se de tudo em plenas cidades: pessoas a andarem com raquetes, descerem ruas ingremes com pranchas de neve, outros a fazerem esqui de fundo e até motos-neve se passearam em alguns locais. Como todos estes meios de locumoção são proibidos em plena cidades à excepção das raquetes, a polícia que até é muito cerebral vai suportando todos estes excessos de alegria desde que veja que não criam um problema de segurança.

2 comentários:

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

É realmente muia neve....
Claro que nós por aqui são só ameaços...
Um abraço

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

Rafael,

Sem dúvida. Hoje e nos próximos dias vão saír mais uns vídeos direccionados para a forma de vida daqui dentro destas condições.
Um abraço