quarta-feira, 9 de março de 2011

Tempestade de neve

A heroicidade dos polícias.

Fez ontem três anos que estivemos debaixo da maior tempestada de neve de todos os tempos no Quebec.

Os problemas foram imensos pois quando as deslocações são difíceis, são todos os sistemas de segurança que estão em causa assim como a própria ecónomia que pára e um país não pode dar-se ao luxo de deixar estaganar a sua economia. Nestes dias passaram-se imensas peripécias e umas das mais relevantes foi a passada com os polícias nas auto-estradas.
A borrasca provocada pela queda de neve intensa batida por ventos de dezenas de kilómetros de velocidade, fazia com que a mesma se amontoasse rápidamente junto a qualquer obstáculo. Assim, carros e camiões a poucos metros uns dos outros estavam sem se poderem deslocar e as pessoas sem se comunicarem. Sabendo que havia pessoas isoladas na neve nas auto-estradas, os polícias foram em seu auxílio e rápidamente se aperceberam que estavam a ficar em situação idêntica, pelo que depressa ficaram também isolados. Feitas sair as primeiras motos-neves em seu socorro, rápidamente foram voltadas pelo vento pelo que recolheram sem poderem cumprir a missão prevista. Os polícias isolados nas auto-estradas abandonaram os seus carros, foram a pé de carro em carro com todas as dificuldades criadas pela altura da neve e ventos fortes, lembrando as medidade de segurança a tomar* aos diferentes automobilistas imobilizados na neve. Autênticos perigrinos da neve, ainda hoje são lembrados com respeito.

No vídeo abaixo pode-se ver quando a auto-estrada já tinha uma via aberta permitindo a saída dos carros e camiões isolados, assim como o início do tráfego rodoviário.



*Pela forma como expôem nos meios de comunicação, as intruções deviam ser muito perto do jamais deixar o tubo de escape ficar encoberto pela neve pois o seu gaz é fatal e no mínimo uma porta sempre pronta a abrir-se. Uma pessoa sempre acordada e jamais uma gota de alcool pois quem o bebe tem a sensação de estar quente e não nota que o corpo está a congelar. Sempre que possível beber um pouco de água.

Sem comentários: