sábado, 14 de maio de 2011

Incêndio

Em Montreal

A noite passada presenciei a força destruidora de um incêndio num edifício de três pisos, pelo que aproveito para falar neste assunto.
As casas em Montreal são construídas todas essencialmente em madeira, podendo ter como estrutura a própira madeira, ferro ou cimento. As que têm estruturas em cimento, também têm pisos idênticos entre os andares. Este último caso só em edifícios mais altos pois o aquecimento é central e assim, há a certeza que de inverno mesmo que alguém se esqueça de ligar o aquecimento do seu apartamento ou escritório, o edifício está a uma temperatura a que a diferença de dilatação do cimento com o ferro, não o fazem rachar. As paredes exteriores podem ser em tijoleira ou outra cerâmica própria para este fim, assim como em pedra fina só para revestimento, placas de cimento ou vidro.
Nos diferentes casos as paredes são compostas de estrutura em madeira que suporta os revestimentos dos mais variados tipos, devido ao inverno rigoroso que se faz sentir nesta cidade.
Se bem que os sistemas utilizados sejam excelentes para o inverno e no caso de sismo, pois já passei um de 5.2 na escala de Richter em que vi as portas dos armários a baterem sem pararem durante vários segundos, é no entanto um perigo no caso de incêncio e muito mau para caso de cheias aonde muitas vezes as casas são perda total.
Por sua vez os diferentes edifícios estão munidos de detectores de alarme para que logo que comecem a tocar, as pessoas saiam imediatamente. Pelo que uma pessoa se vai apercebendo com o tempo, o ideal é ter-se um alarme colocado em cima de cada porta de entrada e dos quartos, além dos que os edifícios devem ter por lei nas escadas e por habitação, apartamentos ou escritórios. Por sua vez os bombeiros têm dois minutos e meio para salvarem o edifício pois caso cheguem mais tarde, mesmo que seja perto do tempo desejado, quase sempre é perca parcial ou total, dependendo muito do vento que por estes lados se faz sentir durante muitos dias do ano.
As fotografias que vou apresentar foram tiradas com uma máquina de bolso, estando um número elevado de camiões dos bombeiros com os motores ligados pelo que o asfalto tremia. Certas fotografias deixam-nos avaliar pelas côres a intensidade do fogo. Convido a ampliá-las para se verem bem pois em tamanho pequeno, não é a mesma percepção da situação vivida. Neste tipo de casa os bombeiros atacam o incêncio de duas formas logo que chegam: enquanto equipas dão a volta interior à casa incendiada a verificar se há pessoas, outros com serras mecânicas abrem buracos no teto para que a pressão do ar quente aí acumulado não origine uma explosão. Um fogo em Montreal mete sempre muito respeito se bem que hoje tenha sido um dia excepcional para o trabalho dos bombeiros pois não havia vento, o que é muito raro e estava a chuver.




Hoje de manhã passei no local para tirar fotos a fim de ver como ficou o edifício e notei que já começaram a entaipar a primeira janela, o que mostra a rapidez com que actuam. A casa vai ficar com taipais em todas as janelas. Neste momento já não nos podemos aproximar pois além das célebres fitas amarelas e vermelhas, têm pessoal de uma companhia de segurança para evitar que algum incauto ou uma criança passem a zona vedada ao público. Espero assim deixar uma noção mais aprofundada da vivência nestas terras.

Sem comentários: