sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quando as letras embelezam

No asfalto junto a este excelente edifício pode-se ver um bocadinho de neve sobre o asfalto e por isso ainda não recebeu a limpeza primaveril, muito hábito por estes lados.
Enquanto que as obras de arte são apresentadas num ambiente propício e de acordo com as mesmas, a pintura mural embeleza indiscriminadamente o local aonde se apresentar. Se inicialmente esta arte foi há algumas décadas praticada por vândalos, hoje não só serve para recuperar locais dando-lhes uma nova vida, que não é este o caso da fotografia, como para embelezar toda uma zona.
Montreal que de há muitos anos se abriu para vários tipos de arte incluindo a pintura mural, foi a partir de dois mil e três que desenvolveu um programa de grafitismo virado para jovens que hoje se estende a todas as idades. Por seu lado ao longo dos anos veio criar laços de ligação com os jovens, forças económicas, municípios, assim como com a própria população.
Os desenhos murais nesta cidade permitem-nos ver obras de artistas de renome internacional como Hamel, Picard, Dyer, Moreno, Dalceggio e muitos outros. Só de uma vez e durante três dias estiveram presentes na Rua Saint Laurent mais de trinta artistas vindos de diversos países a pintarem num local específico, com o fim de recuperarem a zona pois a pintura mural em si, não precisa de um ambiente envolvente uma vez que a sua extraordinária força visual ultrapassa as situações.

Sem comentários: