sexta-feira, 20 de abril de 2012

Algumas estruturas para a prática do ciclismo em Montreal

Nesta cidade uma pessoa pode passear, ir para o trabalho ou para as suas ocupações em bicicleta, aproveitando toda a estrutura que foi posta à disposição dos ciclistas.

Com a bicicleta pode-se utilizar os diferentes tipos de pistas que existem para maior segurança. Nas zonas mais sensíveis, os ciclistas nos cruzamentos a risco passaram a ter prioridade no arranque sobre os automobilistas derivado à pintura feita no asfalto, como no caso ao lado. De notar que a primeira bicicleta à esquerda, é uma bicicleta de aluguer "Bixi".

Há bancos em toda a cidade para descansar, principalmente no tempo bom mas também se pode aproveitar outro meio de transporte como o metro, para descansar ou ir mais depressa. À esquerda uma informação na porta de um metro, dizendo a que dias e horas da semana os ciclistas podem utilizar o metro.

Há quem saia de casa em bicicleta, aproveite o comboio para longas distâncias, saia numa paragem e depois siga na bicicleta até ao destino.


Até os autocarros têm espaço para duas bicicletas à frente.
Mas como a ilha de Montreal tem cerca de sessenta kilómetro de um lado ao outro, os autocarros quase nunca transportam bicicletas. No entanto em caso de chuva, fazem geito.
Para quem quer atravessar o rio e não quer ir dar a volta por uma das dezanove pontes que há em Montreal, pode ir de barco.

Até a bicicleta descansa. De notar que todas as fotos respeitantes aos meios de transportes, foram tiradas fora das horas de ponta.

Se certas obras ocupam as pistas, o problema é logo resolvido.

Não esquecendo sinais como este, que é muito utilizado num grande número de cruzamentos aonde há um tráfego intenso. Assim o ciclista se vai em frente, segue sem perigo pois os automóveis não vão poder virar durante algum tempo.

Em zona de altos riscos, para grandes males, grandes remédios. A sinalização para o ciclista impõe-se.

De notar na fotografia acima do lado direito a existência de umas parabólicas. Por natureza produtos de pouco valor na rua, não roubam. Um rádio de carro também não mas o automóvel, se estiverem interessados para os mais diversos fins incluindo a exportação, desaparece entre quinze e quarenta e cinco segundos. 

Mas pode-se escolher outro meio de transporte económico.

É já este ano que os ciclistas em Montreal vão ser autorizados a utilizadar as vias destinadas a táxis e autocarros como noutros países. Com este novo sistema, aumentarão imenso os espaços reservados a ciclistas.
De facto empatam dinheiro com estruturas mas poupam muito mais.

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