sábado, 21 de abril de 2012

Feira de arte contemporânea de obras sobre o papel

Teve lugar no fim de semana passado a "Feira de arte contemporânea de obras sobre o papel" na Praça dos Festivais, no "Quartier des spectacles" em Montreal.

No exterior podiamos ver obras em madeira do artista Shayne Dark. As suas esculturas esguias e sinuosas, pintadas de uma só cor cada, apresentam-nos uma ligação entre a natureza e a cultura.

Trata-se de uma exposição aonde os artistas deram liberdade à sua capacidade creativa nos mais diversos campos, mas tendo como base o papel. Assim os diferentes artigos expostos eram em papel dos mais variados tipos e até a própria pintura era feita sobre papel. Estiveram presentes mais de cento e cinquenta artistas, vinte e três galerias de Montreal, Toronto e Otawa, tudo distribuido por quarenta e seis stands. Chamou-me especialmente a atenção uma estátua muito maior que o tamanho normal do ser humano, feita de papel reciclado e da autoria do artista Sean Martindale, baseada na arte chinesa. Trata-se de uma pessoa em pé e de idade avançada, com o corpo entroncado e forte, transmitindo-nos um sorriso que nos dá uma sensação de bem estar fora do comum. Os trabalhos de pintura e escultura sobre papel são sem dúvida milenários mas sempre actualizados. Lamento não poder publicar as fotos que fui tirando no interior, pois fui autorizado a fazê-lo exclusivamente para uso pessoal. Uma manhã muito bem passada.



Sem comentários: