terça-feira, 9 de abril de 2013

Sirop d’Érable

O "érable" mais conhecido entre nós como ácer, bordo ou zelha, é uma árvore que dá madeira utilizada pelos europeus, muito especialmente na construção naval. Os índios desta região, possuidores de uma cultura simples mas milenária, utilizavam-na para construção das suas habitações, fazerem açucar da sua aceiva e medicamentos tipos xaropes. 
Os primeiros navegadores franceses que chegaram a esta costa, ficavam com os barcos encalhados no gêlo durante longos meses surpreendidos pelos invernos rigorosos. Quando ficavam doentes, muitos deles com escorbuto, foram os índios que com a seiva desta árvore tratavam os enfermos. Por sua vez também se serviam dela para fazer açúcar e xaropes. O açucar desta planta serviu durante a colonização como meio de luta contra a França que importava toda produção de acúcar das suas colónias, para depois o voltar a exportar para as restantes colónias não produtoras. Derivado a esta situação, os europeus que aqui habitavam passaram a adoçar tudo com o açúcar do ácer, como retaliação. 

Como se pode ver nas fotos abaixo, as pessoas negam-se a parar de trasmitir tal arte às gerações vindouras e assim se vê mesmo em plena cidade, explorações individuais que as crianças podem ir vendo e os proprietários tirando o seu proveito. 






Desses tempos o "Sirop d’érable" perdurou até aos nossos dias e hoje é muito conhecido internacionalmente sob o tipo de xarope, na confecção de certas refeições e doces como a maravilhosa tarte de "Sirop d’érable". Se este xarope foi transmitido pelos índios aos colonos, o pastel de "Sirop d’érable" foi criado por portugueses tão perfeitos na arte do "Pastel de Nata".

Sem comentários: