segunda-feira, 22 de julho de 2013

Catástrofes e tempestades

A semana passada teve o condão de ser madrasta para o Quebec.
Foi uma semana que não permitiu ainda encontrar todas as pessoas desparecidas na catástrofe do Lag-Mégantic. Neste momento as pessoas dessa terra começam a realizar o que se passou pelo que aparecem as reacções mais inesperadas. Há pessoas que ao regressarem a casa, não se adaptaram ao que vêm e ao que cheiram. No entanto, aos poucos a vida recomeça e os que mantêm os seus estabelecimentos procuram dar trabalho aos que até o emprego perderam. Nota-se a deslocação de muitos benévolos e o benevolado por estes lados é uma realidade. Metem férias, pagam as suas viagens nem que seja de avião se fôr longe, ajudam no local, dormem a onde podem ou lhes oferecem para passar a noite e comem o que lhes dão. São respeitados e não são tão poucos como se possa pensar.
De notar a rapidez como o governo actuou pois as pessoas afectadas já receberam um cheque para fazerem face aos aos bem alimentares perdidos, assim como roupas. Na sexta feira, foi a distribuição de cheques para os comerciantes e trabalhadores por conta própria, pois esses não têm direito ao desemprego. Não haja dúvidas que em democracia, o governo deve olhar por todos os seus cidadãos.
A cãmara já recebeu vinte e seis milhões de dólares para fazer face aos primeiros momentos e para iniciar a recuperação.
A grande heroína é a presidente da cãmara, segundo o dizer da população pois tem sido incansável. Pensa que tem tido a capacidade de reagir a tudo o que viu e ouviu porque tem que tomar decisões rápidamente e a todos os níveis. Só que quando tudo parar e caír nela como disse, perdeu dois famíliares.
Na mesma semana houve vários incêndios ao norte, nos quais um que se extende por trinta mil hectares. Batido pelo vento, aproximou-se rápidamente de uma povoação que teve de ser toda evacuada. Os que habitam nas redondezas mas que não tiveram conhecimento da ordem de evacuação, como se trata de zona de muitos riachos, rios e lagos, apanhados de surpresa, lancharam os barcos que tinham á água e foram pela corrente abaixo. Como nem sempre o diabo está atrás da porta como diz o povo, ao chegarem ao fim do trajecto foram recebidos pela guarda costeira que os recolheu. Foi mesmo sorte.
Na quarta e sexta-feira o Quebec viveu dois dias de tempestade muito forte. Imensa chuva, rajadas de vento fortíssimas, micro-rajadas, um tornado declarado e mais algumas coisinhas para acompanhar. Muitas árvores centenárias partiram ou ficaram desenraízadas caindo em cima de casas, atomóveis, etc. Tudo isto originou cortes de luz que ainda hoje perduram em alguns lados como na cidade de Laval.
Montreal também não escapou e a demonstração de um dos resultados, fica nas fotos abaixo tiradas logo a seguir à tempestade.



Nas duas fotos abaixo pode-se ver um carro que ficou debaixo desta árvores.



Estado em que ficaram os troncos. Neste momento as pessoas já tinham iniciado o corte e afastamento de alguns ramos.


A casa à direita no terreno da qual se pode ver o tronco afectado, foi a que teve um incêncio em quatorze de maio de dois mil e onze. Para ver clique aqui.


1 comentário:

AAAqui Ici Here e Alem Mar disse...

No que respeita ao Lag-Mégantic ainda ontem dia vinte e dois, o governo federal pôs à disposição sessenta milhões de dólares para a sua recuperação. Vinte e seis milhões vão para o governo do Quebec poder fazer face à reconstrução das infraestruturas, decontaminação do local e o restante no auxílio directo ao habitantes. Duzentas pessoas que vão continuar sem poder habitar as suas casas, foram hoje autorizadas a fazer-lhes uma visita. Como se trata de uma cena de crime, cada família estava acompanhada por um polícia, precedidos de bombeiros que verificavam a qualidade do ar nos exteriores e interiores das casas para que depois entrassem acomppanhados de trabalhadores sociais, psicólogos e segurança civil. Cada um pôde levar uma caixa oferecida pela polícia para tirarem as recordações que desejassem. Os figroríficos também foram retirados num camião, pois devem estar contaminados.

Como nem tudo são tristezas, foram oferecidos à população do Lac-Mégantic, mil bilhetes gratuitos para verem Paul McCartney que actua hoje na cidade de Quebec. Aceitaram e já os vimos num comboio de camionetas escolares a dirigirem-se para aquela cidade.

Entretanto em Montreal, depois do Festival das Francopholies tivemos o Festival internacional de Jazz, estando agora a decorrer o festival Juste pour Rire que começou a oito deste mês e vai até três do próximo mês. Ontem, Beyioncé esteve no Centre Bell naquilo que os admiradores chamam uma noite memorável.