segunda-feira, 21 de março de 2016

Passeando em Montreal

Quando se passeia em Montreal, vale a pena ir para Ouest no Boulevard René-Lévesque e apreciar este maravilhoso jardim museu que traz até nós autênticas jóias da arquitectura do passado desta cidade e da sua vivência.
Esta obra mostra-nos a visão do arquitecto Peter Rose e do artista Melvin Charney, que decidiram construir um espaço arquetectónico em plena centro desta cidade no tempo em que estava em moda a construção de edifícios altos.
Este verdadeiro jardim-museu foi construído em frente da Casa Shaughnessy datada de mil oitocentos e setenta e quatro, aonde se situa o Museu Canadiano de Arquitectura.

Casa Shaughnessy.

Situado no meio de duas saídas de auto-estrada que vão dar ao boulevard René-Lévesque, trata-se de uma réplica do museu num espaço aberto para que as pessoas possam visitar livremente.

Pode-se ver ao centro a Arcada que não é mais que um espelho em pedra a lembrar a Casa Shaughnessy. De um lado da Arcada as árvores representando o pomar e do outro lado a pradaria. Ao fundo, um muro em todo o comprimento que mais não é que a representação de um miradouro.

A pradaria vista do lado da frente.

No parque superior pode-se ver vários esculturas do artista representando uma visão dos bairrros industriais do século passado com os seus silos, igrejas, chaminés, etc.

Algumas fotos das referidas esculturas situadas ao cimo da pradaria.

Continuando o passeio vêm-se mais trabalhos no lado de trás da Arcada e do pomar.

O pomar visto das traseiras.

É de facto uma obra notável com mistura do real e futurista que foi galardoada com o prémio de Honra da Arquitectura do Instituto de Arquitectura Americana, assim como com a medalha do Governador Geral do Canada, no campo artístico.

Sem comentários: