quinta-feira, 5 de maio de 2016

Um grande país

Mas nem tudo é oiro.

Por aqui vivem-se momentos difíceis com a maior catástrofe de sempre no Canada. Cerca de cem mil pessoas incluindo população não residente foram surpreendidas por um incêndio de grande envergadura na cidade Fort McMurray, a norte de Edmonton em Alberta.
Como já tenho dito se aqui não houvesse inverno rigoroso, isto seria como África pois conheço os dois locais.
Acontece que um incêndio batido por fortes rajadas de vento invadiu a cidade e tem vindo a destruí-la, havendo bairros destruídos a oitenta por cento. Conta-se até agora um total de mil casas e edifícios destruídos, o que vai aumentar.
Como funcionaram correctamente os serviços de urgência, conseguiram nas primeiras horas retirar setenta mil pessoas e as outras nas horas seguintes, alguns in extremis. Não há feridos nem mortos.
O centro de coordenação também foi evacuado e levado para trezentos kms de distância, assim como a grande maioria das pessoas que ficaram todas a cargo da Cruz Vermelha. Começam agora a evacuá-las para Edmonton que ainda fica muito mais longe, tal é o receio.
A Cruz Vermelha garantes-lhe dormida, comida e todos os primeiros cuidados necessários.
Os militares foram chamados a intervir operacionalmente, o que é raríssimo. Habitualmente apresentam-se no local com todo o seu equipamento mas não podem ajudar a não ser em caso de perigo de vida. O resto é com os civis pois há que respeitar os sindicatos.
Neste momento já estão a operar vinte aviões cisternas e cento e quarenta e cinco helicópteros. Estão lá mais um avião Hercules da Forças Canadianas e quatro helicópteros Grissons. Idos do Quebec, partiram mais quatro aviões cisternas de combate a incêndios C415.

Em virtude de haver neste momento uma cidade mais a norte em perigo e a estrada estar cortada pelo incêndio, deve começar ainda hoje uma evacuação aérea de grande envergadura.

A Cruz Vermelha já recebeu em donativos onze milhões de dólares que o governo se propõe cobrir com valor igual, por cada dólar oferecido pelos cidadãos.

No Parlamente Federal a chefe da oposição agredeceu a chorar ao Primeiro Ministro e ao Ministro da Segurança Pública a rápida intervenção do governo, o que levou a que se abraçassem. Coisa antes nunca vista.
Todos os partidos federais fizeram saber que estão com o Primeiro Ministro.

Sem comentários: