
Já chegou a neve.
Faz hoje anos que te vimos nascer. Tão pequenina, não paravas de chorar até que ao ver as tuas mãozinhas todas azuis de frio, meti os meus dedos nelas. Passaste a ser o bébé mais doce e mais calmo que jamais conheci.
Para tal, como aqui não se aceita ou dá nada sem esforço, tinhas que arranjar patrocinadores para tão "grande" esforço económico. De notar que um dos patroci-nadores foi o Consul de Portugal em Montreal a título pessoal, mas jamais ao nome do nosso país.
Assim, continuaste sempre a fazer parte do seu quadro de honra mesmo não sendo mais sua aluna. Sempre que lá ias fazer uma visita, até aqueles que não tinham sido teus professores, te queriam conhecer.

Foi um estudo teu sobre a forma de controlar informáticamente os comboios para evitar certos tipos de acidentes nas suas chegadas e partidas, que veio a ser exposto pela Universidade de Concordia ao público em Dorval. Muito bem aceite, foste entrevistada pela imprensa escrita e televisiva.
Falei-te na possibilidade de o fazeres em Coimbra, nossa terra natal, pelo que contataste a universidade. Para minha tristeza, não tinham lugares. Tive muita pena. Entrada no mestrado na Universidade de Concórdia em Montreal, foram dias e noites de trabalho incansável, tendo eu chegado a ir-te buscar já noite dentro, algumas às duas da manhã, para não regressares sózinha. Jamais viraste a cara ao desafio. Foi ainda com vinte e quatro anos que te deslocaste a Bordéus para apresentares a tua primeira publicação científica no campo da informática, que nos deu uma grande alegria, podes crer. Ainda novita e aluna, entraste no mundo dos grandes.
Só uma pequena tristeza de que jamais te falei, a de chegares a terras francesas e não poderes dizer: venho de Coimbra, Portugal. O teu trabalho foi muito bem recebido. Os ingleses da Telecom presentes, até te falaram na possibilidade de uma parte do estudo vir a ser proposto para norma internacional.![]() | ![]() | |
Na tua segunda publicação em Gatineau, foste cortejada por um professor dessa universidade mas logo contra atacada verbalmente pelos teus professores da Concórdia.
Também és recipiendária da Bolsa de Estudos do Canada, o maior prémio atribuído a nível Federal para os alunos exemplares. É nessa altura que descobres o amor pela pesquisa e falas connosco que não tinhas interesse de seguir para o doutorado. Ficamos felizes que quizesses ser feliz. É mais tarde que nos momentos difíceis de desemprego que têm vindo a correr, ao serviço da Concórdia tomaste a decisão arrojada de ires trabalhar para uma empresa privada com ramificações neste planeta, pois aceitaram os teus desejos e aonde ainda hoje te mantens.![]() | ![]() |

![]() | ![]() | |
Momento decisivo.
Primeiro passo em confiança.
Este manequim, valeu a pena.



Gosto de estar atualizado com o que se passa no meu País e assim vou lendo um pouco de tudo. Se bem que o que vou transcrever na íntegra esteja escrito num blogue com finalidade política, pt.soc.politica, eu faço-o só por motivos económicos, justiça e nada mais. Diz o referido blogue que esta matéria foi retirada do "Tribunal de Contas". Vivi debaixo de várias ideologias políticas e a experiência levou-me à conclusão que definindo filosofias diferentes em muitos campos económicos, acaba por acontecer o mesmo. É tudo uma questão de tempo e situações. É claro que não ponho em causa a honestidade dos valores em baixo pois não sei que artigos e qualidade ou meios foram utilizados, só que gostava de compreender tão avultadas despesas por quem gere os dinheiros dos outros.
AQUI VOS DEIXO ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU
NAS DESPESAS PÚBLICAS.
1. ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.
- Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00?
Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100 000?.
Alguém me elucida sobre esta questão?
2. MATOSINHOS HABIT - MH
- Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 ?
Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?
3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE - ESC. SUP. TECNOLOGIA - PROJECTO TEMPUS
- Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 ?
Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700?. Dá uma pequena diferença de 32 000 ?. Como é que é possível???
4. MUNICÍPIO DE LAGOA
- 6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas:
106.596,00 ?
Pelo vistos fazer um "Pimp My Ride" nas motorizadas do Município de Lagoa fica carote!!!
5. MUNICÍPIO DE ÍLHAVO
- Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 fones, 2 leitores ópticos: 380.666,00 ?
Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca de 100 000? cada..Já para não falar nos restantes acessórios.
6. MUNICÍPIO DE LAGOA
- Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00?
Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos deve ser Haute-Couture.
7. CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
- VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 ?
Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????
8. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 ?
Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante.
9. CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
- Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 ?
É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa... E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra.
10. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
- AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 ?
E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16 lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros. Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra.
11. MUNICÍPIO DE BEJA
- Fornecimento de 1 fotocopiadora, "Multifuncional do tipo IRC3080I", para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 ?
Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste site.
Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42? foi comprada por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias como esta?


